quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FAZENDO UMA RELEITURA---como se faz?

                            Releitura da Gioconda ( Monalisa), de da Vinci, por Maurício de Souza

                                                                

                                                      As Panteras




                                   Nossa releitura- As Paquitas




kkkkkkkkkkkkk//bem, amigos....foi uma tentativa..................a gente queria q ficasse parecido, neh..mas faltaram as atrizes..aí a gente improvisou com o que tinha: Néia, Lúcia e eu!!kkkkkkkk/ foi no dia 02/11/10, feriado. Mas este blog é de arte, então, venho falar sobre Releituras!! Sabem o que é?
Bem, essa foto é uma releitura!

Segundo Heleny Galati (MASP) "a diferença entre Releitura e cópia é a seguinte: na cópia você reproduz fielmente (ou pelo menos tenta) o quadro do artista. É isso o que os falsificadores fazem.  Já a Releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho." 

Segundo eu, Juliana, releitura é uma nova leitura da obra, do texto, da foto, da música. Fazer da sua forma,à sua maneira, baseado na obra original. Reler uma obra é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, pois é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade. Ao recriar uma obra não é necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração. Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc. Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial. No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos.  

2 comentários:

Annyta Constantino disse...

Amiga...cá pra nós, somos péssimas falsificadoras! kkkkkkkkkkk
bjos! seu blog tá maravilhos, parabéns!

Arte de Juliana disse...

ahahahhahah!! é mesmo! mas valeu! precisamos fazer isso mais vezes,neh!!kkkkkkk